Alstom obtém a certificação ISO 37001
A Alstom (4) obteve a certificação ISO 37001 pelo seu programa de Compliance, após uma auditoria que durou 2 meses na França e na Europa, e avaliou suas políticas de Compliance, o Código de Ética do grupo, e outros procedimentos anti-corrupção.
A certificação ISO 37001, criada em outubro de 2016, atesta a existência de uma série de medidas que ajudam as empresas de todos os tamanhos, públicas ou privadas, a prevenir, detectar e punir a corrupção.
A Alstom é uma das primeiras empresas a obter tal certificação.
Link da notícia

COMENTÁRIO:
Parabéns para a Alston!

Não me canso de repetir: mais uma demonstração das exigências competitivas de um novo mercado.

Especificamente em relação à Alston é necessário fazer uma meditação. Vou me limitar ao caso do metrô de São Paulo, no qual a empresa esteve envolvida em denúncias de corrupção.

Será que as empresas nacionais terão que passar por denúncias e investigações de corrupção (como aconteceu com a Siemens e agora com a Alston) para se convencerem da absoluta necessidade de se implantar um Programa de Compliance efetivo se quiserem continuar no mercado?

Espero que não!

Assim como já aconteceu com a Siemens, agora também outra empresa multinacional se esforça para mudar sua imagem no mercado, especificamente em relação ao quesito corrupção.

Hoje, com a existência de certificações como a ISO e o selo Pró-Ética, certamente sua obtenção será um diferencial que o mercado não irá ignorar.

Temos vários exemplos de empresas que investem significativamente em setores de Compliance sérios e efetivos. Porém, infelizmente, essas são aquelas que enfrentaram investigações e punições que tornaram tangíveis os prejuízos da ausência de um setor de Compliance.

Será que somos incapazes aprender com os erros dos outros? Será que precisaremos passar pelas mesmas investigações, punições, desgastes de imagens para só então compreendermos como o Compliance hoje é uma necessidade?

Sua empresa possui um setor de Compliance? Esse setor possui os recursos adequados para proteger sua empresa?

O que você faz para mudar essa realidade?

Se quiser saber mais sobre Compliance, programas de integridade, ética e ações anticorrupção assinem o canal.

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

A iComply possui uma ferramenta, que é um aplicativo para smartphone, para sua empresa manter o seu programa de Compliance de forma efetiva e a um baixo custo.

icomply-wp

View all posts

1 comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *