O especialista em compliance Matheus Cunha publicou artigo sobre a relação entre compliance e agronegócio.
Como menciona, um dos primeiros sinais dessa relação foi dado pelo ministro da agricultura, Blairo Maggi, que em maio pediu ao setor do agronegócio para implementar um programa de compliance.
Ele próprio se adiantou e criou um setor de integridade nas empresas de sua família e no próprio Ministério da Agricultura.
Na mesma linha, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos e Vegetais reconheceu a urgência do agronegócio em se preocupar com o compliance, já que o mercado internacional tem dado sinais de que não aceitará produtos vindos de empresas envolvidas com corrupção.
A operação “Carne Fraca” e as delações recentes dos irmãos Batista são bons exemplos: empresas do setor perderam bilhões em valor de mercado por não contarem com programas de compliance efetivos.
O autor conclui que o compliance é essencial para que, de agora em diante, o setor do agronegócio cresça de modo sustentável.
Link da notícia

COMENTÁRIO:
Já mencionamos, em diversas oportunidades, que um novo mercado surge, qual seja, aquele que será ocupado por empresas que possuem um setor de Compliance.

A notícia acima retrata a amplitude desse mercado.

Hoje é fácil perceber que as empresas do segmento da construção pesada certamente estão se colocando dentro desse mercado que exige um efetivo programa de Compliance.

Agora, o agronegócio também passa a se preocupar com essa realidade e certamente já se aparelha para estar em conformidade com ela.

O que esses dois ramos de negócio tem em comum? Já parou para pensar nisso?

Os dois ramos foram objetos de operações da polícia federal; envolveram pessoas que realizaram delações premiadas; e empresas que fecharam acordo de leniência.

Mais que isso os dois ramos acumularam perdas financeiras bilionárias! Repito: perdas financeiras bilionárias!

Sua empresa não está nesse setor? Nem ligado como terceiro ou fornecedor? Então nada disso tem a ver comigo?

Errado!

Novas operações da policia federal virão! O mercado que exige que empresas possuam programas de Compliance efetivo está em franca acessão.

Você quer que sua empresa tenha longevidade e seja sustentável? Está na hora de encarar a realidade e implementar um setor de Compliance nela.

Qual a sua opinião?

Se quiser saber mais sobre Compliance, programas de integridade, ética e ações anticorrupção assinem o canal.

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

A iComply possui uma ferramenta, que é um aplicativo para smartphone, para sua empresa manter o seu programa de Compliance de forma efetiva e a um baixo custo.

Se quiser saber mais, assine nosso canal sobre Compliance, integridade e ações anticorrupção: youtube.com/icomplyapp

icomply-wp

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *