Área de compliance é raridade mesmo em empresas do Novo Mercado
Estudo do escritório J.R. Amaral Advogados revelou que cerca de 2/3 das empresas do Novo Mercado (qual seja: empresas sujeitas a normas mais rígidas de governança corporativa, como as que estão listadas em Bolsa), ainda não contam com uma área específica de Compliance.
De acordo com o advogado José Romeu, são poucas as empresas que têm um setor para cuidar do tema. A maior parte delas conta apenas com um programa de gerenciamento de riscos ou com uma área de auditoria.
O advogado nota, porém, que o Compliance é diferente da auditoria, pois preocupa-se com o treinamento dos colaboradores, a disseminação da cultura da empresa e com o cumprimento das normas internas.
Apesar disso, as regras que se aplicam às empresas do Novo Mercado, assim como seu projeto de reforma, não obrigam as empresas a ter uma área dedicada apenas ao compliance.
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COMENTÁRIO:
Concordo com a notícia!

Efetivamente, como bem mencionado por José Romeu, o Compliance é diferente da auditoria! Ele preocupa-se com o treinamento dos colaboradores, a disseminação da cultura da empresa e com o cumprimento das normas internas.

A parte mais difícil é realmente a construção e a disseminação de uma cultura corporativa pautada na moral e na ética.

Surpreende que 2/3 das empresas que estejam listadas em bolsa não contem com uma área específica de Compliance.

O que nos faz pensar: será que o mercado de ações não leva em consideração a existência de um efetivo Programa de Compliance para quantificar uma ação?

Ainda que a resposta seja negativa: será que no futuro isso não será levado em conta?

Sua empresa possui capital aberto? Faz parte desse denominado Novo Mercado? Possui um Programa de Compliance efetivo?

Não. Acho que está na hora de observar o mercado e sua total sintonia com o Compliance.

Mais que isso: NÃO ACREDITE que mesmo que as regras que se aplicam às empresas do Novo Mercado, assim como seu projeto de reforma, não obriguem as empresas a ter uma área dedicada apenas ao compliance…

Não acredite que o mercado não exigirá delas uma área de Compliance. Pois exigirá! E mais que isso: exigirá um Programa de Compliance que seja EFETIVO!

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