• Compliance: o que as empresas estão fazendo errado?
  • Brasil vai ampliar investigações sobre corrupção em parceria com França

Compliance: o que as empresas estão fazendo errado?
Será que o programa de Compliance das empresas brasileiras está na direção certa?
O advogado e especialista em Compliance Samuel Suss comenta que nessa nova onda de Compliance, muitas empresas brasileiras hoje já contam com um programa de integridade, MAS que na maioria dos casos é insuficiente ou até inadequado.
O advogado observa que um programa de Compliance parcial pode PARADOXALMENTE expor as empresas a um risco ainda maior.
E isso porque a existência de um programa insuficiente pode passar aos gestores a falsa impressão de segurança, e enquanto isso, desvios, não identificados e cobertos pelo programa, continuam a acontecer.
Por fim, sintetiza que, nesses casos, uma empresa pode até ser íntegra em suas intenções, mas na prática terá dificuldades para estar em Compliance.
Link da notícia

COMENTÁRIO:
Infelizmente a matéria está coberta de razão! Não ache que se sua empresa possui um Programa de Compliance ela está resguardada dos problemas e punições que podem advir de algum desvio de conduta que seja realizado por seus funcionários ou terceiros que atuam em nome da sua empresa.
O que verdadeiramente protege a empresa é um EFETIVO Programa de Compliance! Os chamados programas de papel, como a própria matéria enfatiza, pode, paradoxalmente, expor a empresa a maiores riscos.
Podemos citar duas empresas que tinham programas de Compliance: a Petrobras e a Odebrecht, mas que não foram eficazes em proteger a empresa dos escândalos que vieram após investigações que confirmaram desvios de conduta.
Significa que o Programa era de todo ruim? Não! De forma nenhuma.
Mas certamente significa que ele não era eficaz em determinados segmentos que mais precisariam ser, por exemplo, no que tange ao apoio que a alta administração da empresa deve dar ao Programa.
Não há Programa de Compliance Efetivo sem esse apoio!
E isso, é algo que os próprios funcionários deveriam cobrar de seus líderes, pois, como já vimos, a falta desse apoio e um programa de fechada acaba por prejudicar funcionários, terceiros e famílias inteiras que dependem de seu trabalho.
Espero que um dia o funcionário eleja a empresa na qual quer trabalhar como aquela na qual ele encontra um líder ético, transparente, e que seja um verdadeiro entusiasta do Programa de Compliance.
Qual a sua opinião?

Brasil vai ampliar investigações sobre corrupção em parceria com França
Rodrigo Janot, procurador-geral da República, pensa em criar uma equipe em conjunto com o Ministério Público da França para a investigação de casos criminais que interessem aos dois países.
Em casos recentes, procuradores do ministério público francês ajudaram seus homólogos brasileiros no rastreamento das movimentações financeiras de Paulo Maluf e no caso Swissleaks.
A formalização da criação de equipes conjuntas entre os dois países dependerá da assinatura de um acordo internacional entre os governos dos dois países.
Link da notícia

COMENTÁRIO:
Diversas vezes noticiamos aqui no canal essas parcerias internacionais que o Brasil vem realizando. Essa realidade demonstra um fato que não pode mais ser contestado: o mundo se une hoje contra a corrupção.
Achar que ao realizar algum crime, é possível esconder os valores em outros países ou paraísos fiscais não é mais uma realidade como foi outrora.
Parece que enfrentamos hoje, no Brasil e no mundo, um daqueles períodos da historia na qual uma nação muda o rumo para ajustar o novo norte ao qual ela deseja se direcionar.
É muito difícil saber, durante o processo, qual é esse norte. A história, anos depois, se encarregará de relatar onde chegaremos; mas acredito que podemos afirmar que seja lá onde nós estamos indo certamente é um lugar no qual não se tolera mais a existência da corrupção.
Se essa é a nossa meta, sempre fica a pergunta: o que você está fazendo para concretizar essa aspiração em realidade?
Qual a sua opinião?

Se quiser saber mais sobre Compliance e ações anticorrupção assinem o canal.

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

IComply, aprimorando pessoas, fortalecendo empresas

icomply-wp

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *