• Flagrados em atos de corrupção, mercado de construção vira alvo de empresas estrangeiras;
  • Anticorrupção no Brasil: resumo do ano de 2016;
  • Casa de candidato conservador francês é alvo de operação anticorrupção

Flagrados em atos de corrupção, mercado de construção vira alvo de empresas estrangeiras
Em razão dos escândalos de corrupção envolvendo grandes empreiteiras brasileiras e da consequente dificuldade financeira em que algumas delas se encontram, estima-se que o mercado nacional da construção civil poderá recorrer cada vez mais a empresas estrangeiras.
No ramo da energia, por exemplo, já se pode observar o crescimento de empresas chinesas, que já assumiram obras e serviços, assim como adquiriram concorrentes nacionais.
O artigo discute também as possíveis consequências da eventual falência ou perda de espaço das grandes empreiteiras do Brasil.
Petrônio Lerche, diretor do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, pondera que é preciso PUNIR com o rigor merecido, mas NÃO QUEBRAR as empresas e perder toda a capacidade de construir grandes obras, processo que segundo ele pode levar entre 30 e 40 anos.
Na mesma linha, o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, explica que a engenharia brasileira é referência internacional na execução de grandes obras.
As consequências da falência das grandes empreiteiras nacionais seriam duras, pois se perderia tecnologia. O professor defende que as empresas envolvidas na Lava-Jato continuem suas atividades, com faturamento menor e com mais governança corporativa e programas de Compliance efetivo.
Já o secretário-geral da ONG Contas Abertas discorda e vê com bons olhos a oxigenação do mercado e o ingresso de novos competidores. As grandes empreiteiras devem agora competir no mundo real, sem privilégios, diz o secretário.
Link da notícia

Anticorrupção no Brasil: resumo do ano de 2016
O blog FCPAméricas publicou a segunda parte da análise do ano de 2016 sob o prisma do combate à corrupção e destacou quatro pontos que marcaram o ano passado.
1 – Compliance como requisito para contratações públicas: é uma tese que tem ganhado força. No final do ano passado, a ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro) finalizou um projeto que será apresentado ao Congresso sobre a exigibilidade de programas de compliance para empresas que contratem com o poder público.
2 – A aplicação da lei da Empresa Limpa em fase inicial: até hoje, apenas 7 empresas foram sancionadas por essa lei e os casos foram relativamente pequenos. A maioria das sanções por corrupção no Brasil tem sido baseadas em outras leis.
3 – Contínua cooperação entre autoridades: em 2016 observou-se o estreitamento entre as autoridades brasileiras e entre estas e autoridades estrangeiras.
4 – Uso de acordos de leniência: foi um dos mecanismos mais inovadores da legislação anticorrupção do Brasil e há projetos no Congresso que visam a corrigir as falhas identificadas no programa de leniência.
Link da notícia

Casa de candidato conservador francês é alvo de operação anticorrupção
Autoridades anticorrupção realizaram uma operação na residência principal do candidato à presidência da França, François Fillon. O motivo da operação: determinar o valor da casa do candidato e compará-lo com o declarado à autoridade responsável pela transparência na vida pública.
O candidato encontra-se no meio de um escândalo após a revelação de que sua mulher teria ocupado o cargo de assistente parlamentar sem que tivesse efetivamente exercido a função.
Segundo as pesquisas, as investigações enfraqueceram sua candidatura e o candidato conservador não iria mais ao segundo turno das eleições presidenciais da França.
Link da notícia

O que achou sobre o ingresso de estrangeiros no mercado da construção pesada? Acha que isso pode trazer benefícios para o Brasil? Gostou da análise do blog FCPAméricas? Concorda com ele quando sugere que contratações públicas só deveriam existir se a empresa possuir um programa de Compliance? Sua empresa contrata com o Poder Público, ela tem um setor de Compliance efetivo, percebe a possibilidade dessa exigência virar lei aqui no Brasil? Deixem ai seus comentários, não se esqueçam de curtir esse vídeo e assinar o canal.

Deixem ai seus comentários, não se esqueçam de curtir esse vídeo e assinar o canal.

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

icomply-wp

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *