Rir e aprender: como usar métodos criativos em treinamentos sobre Compliance
O blog Compliance and Ethics traz algumas dicas sobre como conduzir um treinamento de Compliance.
Segundo o artigo, para que um melhor aprendizado, é importante adotar as seguintes medidas:
1 – O treinamento não pode ser formal nem monótono;
2 – O treinamento deve utilizar vários métodos. Telefones celulares podem ser utilizados, assim como vinhetas e vídeos criados especificamente para o treinamento, games, estudos de caso e encenação de casos concretos. Ressalta que é essencial que o treinamento seja divertido e bem-humorado.
3 – Deve-se privilegiar sessões curtas, mas frequentes, e também deve-se considerar a realização de treinamentos fora do escritório.
Link da notícia

COMENTÁRIO:
Concordo com o Blog. Atualmente todos deveriam perceber que o modelo de treinamento antigo, infelizmente, não pode ser mais utilizado como aquele que vai formar uma cultura de Compliance dentro de uma empresa.
Não estou afirmando que um treinamento clássico, com 4 horas de duração para um grande número de pessoas não tem a aptidão para passar uma mensagem, certamente tem.
Mas será que as pessoas que apenas uma vez ao ano, ou no máximo duas, recebem esse treinamento vão reter essa informação? Será que conseguirão prestar atenção às 4 horas de treinamento?
Já realizei diversos treinamentos nesse modelo e, infelizmente, muitas empresas não dispõe de mecanismos para realizar treinamentos de forma diferente.
Já mencionamos aqui no canal. O iComply atendo a essa realidade possui um aplicativo que auxilia a empresa a realizar a gestão de seu programa de Compliance, com o intuito de torna-lo efetivo!
O aplicativo inserido dentro do smart phone de seus funcionários, possui a facilidade do acesso às informações de Compliance a qualquer momento, em qualquer lugar.
Nele se encontram o Código de Ética, as políticas da empresa, seus procedimentos. Toda a comunicação da alta direção pode ser veiculada pelo celular.
Os treinamentos, como mencionado no item 3 da notícia, devem ser curtos mas frequentes. O aplicativo permite que isso ocorra, inclusive com vídeos que podem ser divididos em uma série onde cada um pode ter cerca de 5 minutos, e serem disponibilizado ao longo de 1 mês.
Assim, durante todo o ano é possível falar sobre ética e moral dentro da sua empresa.
Já mencionei aqui no canal que o Estado deveria oferecer um parâmetro à sociedade sobre o bem e mal, sobre o certo e o errado, para que esse OUTRO angulo pudesse se opor ao ponto de vista do meio no qual as pessoas nascem.
Pois bem, nosso aplicativo auxilia você, empresário, a dar esse outro parâmetro, do certo e do errado, para todos os seus funcionários dentro da sua própria empresa. Lhe fornecemos os mecanismos para que você possa implementar, dentro da sua empresa, a cultura de Compliance que acha correta.
Não apenas dentro da empresa. Essa cultura ética pode ser estendida aos terceiros e fornecedores. Qualquer profissional da área de Compliance sabe a dificuldade que existe no treinamento dos terceiros.
Não mais… basta dar a eles acesso (às áreas que você entender necessárias) ao seu aplicativo. É possível realizar esses treinamentos aos terceiros na comodidade da agenda de cada um dos envolvidos, haja vista que eles assistirão no momento em que tiverem tempo.
Após o treinamento, os questionários permitem que seja avaliado o grau de compreensão daqueles que foram treinados.
Tecnologia e Compliance, certamente esse é o futuro dessa área.
Qual a sua opinião?

Visite nosso site e conheça mais do nosso App para gestão do programa de Compliance da sua empresa- iCOMPLY: icomply.com.br

Se quiser saber mais, assine nosso canal sobre Compliance, integridade e ações anticorrupção: youtube.com/icomplyapp

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

IComply, aprimorando pessoas, fortalecendo empresas

icomply-wp

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *