• Nike pode romper contrato com a CBF;
  • Alemanha usou escândalo de corrupção para mudar fiscalização sobre partidos;
  • Grécia investiga a Novartis por corrupção.

Nike pode romper contrato com a CBF;

Notícia publicada no site da Veja informa que o atual contrato de patrocínio entre a empresa americana Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderá ser rescindido em breve.
Segundo a revista, autoridades americanas como o FBI estariam exercendo pressão para que a empresa americana rescinda o contrato com a CBF, entidade presidida por Marco Polo Del Nero, acusado de corrupção nos Estados Unidos.

Link da notícia

Alemanha usou escândalo de corrupção para mudar fiscalização sobre partidos

Os alemães estão acompanhando com curiosidade a evolução da operação Lava-Jato. O cientista político Peter Grottian comparou o caso ao maior escândalo da Alemanha do pós-guerra, que envolveu o ex-chanceler Helmut Kohl em caso de doações ilegais.
A Lava-Jato é sem dúvida uma operação muito maior, pois quase toda a classe política está envolvida, mas um dos seus resultados imediatos pode ser o mesmo do caso alemão, sugere o cientista político.
Na Alemanha, por exemplo, criou-se uma nova lei de doações partidárias, que obriga partidos políticos a divulgar doações acima de 10 mil euros.
Mais importante, Peter adverte que é necessário regulamentar o financiamento dos partidos, como forma de evitar que eles dependam de doações.

Link da notícia

Grécia investiga a Novartis por corrupção

O Ministro da Justiça grego afirmou que a empresa farmacêutica suíça Novartis estaria ligada à corrupção de inúmeros médicos e servidores civis para promover seus produtos.
Suspeita-se que milhares de funcionários públicos gregos estaria implicados, e uma boa parte deles teriam recebido propina da empresa matriz da Novartis na Suíça.
A Novartis publicou uma declaração na qual afirma estar ciente das notícias veiculadas na mídia grega. A empresa disse ainda que irá proceder a uma investigação interna e que está colaborando com as autoridades.
A gigante do ramo farmacêutico foi sancionada em 2014 pelas autoridades americanas e pagou multa de 390 milhões de dólares ao DOJ. Em março deste ano também pagou 25 milhões de dólares em caso de corrupção envolvendo uma filial na China.

Link da notícia

Você acha que a Nike vai rescindir seu patrocínio com a CBF? Acha que deveria? Por que? O que acha do fato da Lava – Jato estar no foco de atenção do mundo inteiro como modelo de combate a corrupção? O que achou da Novartis estar, de novo, envolvida em atos de corrupção? Deixem ai seus comentários, não se esqueçam de curtir esse vídeo e assinar o canal.

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

icomply-wp

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *