• 6 filmes e séries disponíveis no Netflix, imperdíveis para advogados e profissionais de Compliance;
  • Aprovado regulamento que protegerá os denunciantes de corrupção no Peru;
  • Os profissionais de compliance preveem um aumento da corrupção em 2017.

6 filmes e séries disponíveis no Netflix, imperdíveis para advogados e profissionais de Compliance;

O site da LEC elencou seis filmes e séries imperdíveis para advogados e profissionais de compliance.
1 – (Dis)honesty: the truth about lies: neste documentário dinâmico e bem-humorado, o economista comportamental do M.I.T. Dan Ariely apresenta o resultado dos seus estudos sobre a desonestidade.
2 – Breaking bad: uma das séries mais conhecidas, que entrou para o livro dos recordes como o seriado mais bem avaliado de todos os tempos, trata de temas como ética e lavagem de dinheiro.
3 – Suits: nesta série, vemos os bastidores de um grande escritório de advocacia americano e as disputas pelo poder dentro da instituição. A série traz aspectos da vida real de um advogado.
4 – O lobo da Wall Street: o filme protagonizado por Leonardo di Caprio relata a história real de Jordan Belfort, ex-operador da bolsa de Nova York, que, em busca do sucesso, descumpriu com normas regulatórias do mercado, como o FCPA e o SOX.
5 – Scandal: série americana sobre uma proprietária de uma empresa de gestão de crises que adota medidas ilegais e antiéticas para ajudar seus clientes.
6 – Billions: neste série americana, um procurador da justiça investiga um dos homens mais ricos de wall street. Temas como utilização indevida de informações privilegiada, compliance financeiro e conflito de interesses são abordados ao longo dos episódios.

Link da notícia

Aprovado regulamento que protegerá os denunciantes de corrupção no Peru
O Ministério da Justiça Peruano aprovou o decreto legislativo que prevê medidas protetivas aos denunciantes de corrupção, que terão proteção jurídica e garantia de seus direitos pessoais e laborais.
As medidas de proteção serão outorgadas em até 15 dias úteis. Tais medidas incluem a preservação da identidade do denunciante e a proteção laboral.
Em contrapartida, o denunciante se obriga a reafirmar a veracidade dos fatos de sua denúncia em qualquer instância, assim como facilitar a investigação contra sua própria pessoa, se necessária.
As medidas não estenderão aos denunciantes de má-fé, que deverão se defender diante da Justiça pelas alegações falsas.
As entidades públicas têm um prazo de 90 dias para a implementação do decreto ministerial.

Link da notícia

Os profissionais de compliance preveem um aumento da corrupção em 2017

Segundo relatório Anti-suborno e corrupção em 2017, mais de um terço dos especialistas em risco e Compliance interrogados pelas consultorias Kroll e Ethisphere Institute afirmaram que esperam que a corrupção em suas respectivas organizações aumente este ano.
Mais da metade dos entrevistados disseram esperar níveis de corrupção semelhante ao de 2016.
Ainda segundo a pesquisa, o maior risco para o programa de Compliance empresarial provem da ação de terceiros e parceiros negociais, seguidos pela complexidade do ambiente regulatório e pelos colaboradores em descumprimento.
O ponto positivo da pesquisa foi a constatação de que o compromisso da alta direção com o programa de compliance tem aumentado. 51% dos entrevistados declararam que os líderes de suas empresas estão altamente comprometidos com os esforços anticorrupção. 4% a mais que no ano anterior.

Link da notícia

Já viu algumas das séries indicadas? Se sim o que achou? O que achou do Peru ter norma que protege aquele de denuncia? O que achou do fato de o maior risco de Compliance vir dos terceiros? O que você e sua empresa fazem em relação a isso? Gostou da informação de que aumentou o comprometimento da alta direção aos programas de Compliance? Como a alta direção da sua empresa apoia a área de Compliance? O que você pode fazer em relação a isso? Deixem ai seus comentários, não se esqueçam de curtir esse vídeo e assinar o canal.

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

icomply-wp

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *