• Como a corrupção afeta a mudança climática?;
  • Denunciante ou whistleblower recebeu quase 4 milhões de dólares da SEC;
  • PF indicia primeira-dama de Minas por corrupção.

Como a corrupção afeta a mudança climática?;

Como a corrupção pode afetar a mudança climática?
No âmbito das negociações do Acordo de Paris assinado em 2015, os líderes mundiais concordaram em levantar cerca de 100 bilhões de dólares até 2020 para o combate aos efeitos já sentidos do aquecimento global.
O modo como tal quantia será gasta poderá salvar vidas de milhões de pessoas.
A aplicação prática do acordo dependerá em grande medida da vontade política. Infelizmente se constata que em muitos países ditos vulneráveis estão em posições delicadas no índice de percepção da corrupção publicado pela Transparência Internacional.
Assim, os fundos que serão levantados para mitigar os efeitos da mudança global correm risco de serem desviados por práticas locais de corrupção.
A sociedade civil e os jornalistas têm um papel ativo em vigiar e assegurar o bom emprego desses fundos.
A Transparência Internacional também tem trabalhado nessa área e publicou recentemente um guia para comunicadores e jornalistas sobre a mudança climática e corrupção, que pode ser acessado através do link da notícia que figura na descrição deste vídeo.

Link da notícia

Denunciante ou whistleblower recebeu quase 4 milhões de dólares da SEC

A Securities and Exchange Commission (SEC) anunciou ter pago a um denunciante de boa-fé, ou whistleblower, quase 4 milhões de dólares em recompensa por sua contribuição com as investigações.
O denunciante teria levado ao conhecimento da autoridade informações detalhadas e específicas sobre irregularidade grave.
Um dos membros da SEC afirmou que denunciantes com experiência comprovada e expertise podem fazer com que a investigação seja mais barata e mais eficiente.
Por lei, a identidade do denunciante será confidencial.
Até hoje a maior recompensa a um denunciante foi de 30 milhões de dólares em 2014.
De regra, as recompensas variam entre 10 e 30% do valor recebido pela autoridades quando aplicam multa de mais de 1 milhão de dólares.

Link da notícia

PF indicia primeira-dama de Minas por corrupção

A Polícia Federal indiciou a mulher de Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais e outros executivos do governo no âmbito da operação Acrônimo.
A operação foi deflagrada em maio de 2015 ante a suspeita de tráfico de influência para a liberação de empréstimos do BNDES e lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais.
Com o indiciamento, caberá agora ao Ministério Público decidir se aceita ou não a conclusão do inquérito policial e, se for o caso, propor uma ação na Justiça.

Link da notícia

Você concorda que a corrupção pode afetar a mudança climática mundial? Você sabia que a SEC paga aos whistleblowers que levem à apuração de infrações? O que achou do indiciamento da primeira-dama de Minas Gerais? Deixem ai seus comentários, não se esqueçam de curtir esse vídeo e assinar o canal.

Se achar que alguma notícia merece destaque, ou se quiser ver algum tema tratado com maior profundidade mande sua sugestão para: news@icomply.com.br

icomply-wp

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *